Conheça essa Metodologia

icon

Avaliação Biomecânica da Corrida:

Uma das formas de atuar na prevenção, tratamento de lesões e melhora de desemprenho é analisando e corrigindo o gesto esportivo do atleta. Na corrida isso não é diferente. Através da filmagem do atleta em 2 planos de movimento, no ambiente de rua ou esteira, e utilizando de um Software específico, é possível detectar pontos específicos em determinadas fases da corrida que podem ser melhorados e que também podem estar diretamente relacionado com a lesão ou dores que o praticante possa apresentar. Após a análise é gerado um laudo, bem descritivo e explicativo com os principais pontos observados para possíveis correções.

Reeducação da Corrida:

Através do laudo da Avaliação Biomecânica é proposto uma sequência de sessões de reeducação do gesto esportivo para aproximar a corrida do atleta do mais próximo do ideal e atuar em pontos específicos que estejam relacionados com a disfunção que ele possa apresentar. As sessões são feitas primeiramente em ambiente controlado (clínica, academia, etc) em que são feitos exercícios de controle motor baseados numa abordagem evolutiva, através de exercícios terapêuticos naturais e posteriormente em ambiente externo para correção técnica da corrida do atleta.

Corrida Ancestral:

Juntamente com o Educador Físico Vitor Carrara, somos facilitadores do curso de Corrida Ancestral. O objetivo é compreender a influência evolucionária por trás da anatomia, fisiologia e cinesiologia do corredor moderno e como a técnica de corrida "industrializada" e o mau uso de tecnologias podem comprometer o desempenho geral. As evidências sugerem que a corrida de resistência foi o principal estímulo evolutivo a moldar a anatomia e fisiologia do gênero Homo. Deste modo, entender nosso organismo de corredor sob a luz da evolução parece ser um ponto importante para uma corrida melhor. A metodologia trazida neste curso procura reconstruir uma corrida naturalmente eficiente, aproximando-se o melhor possível do modo de nossos ancestrais e das sociedades contemporâneas de caçadores-coletores por todo globo - ou seja, com baixo custo biológico e melhor desempenho.