Conheça essa Metodologia

icon

Atuar nas verdadeiras causas das disfunções é o foco de todo profissional da saúde. Porém a maioria dos tratamentos ainda se dá pela sintomatologia das disfunções e não em sua causalidade. Uma das áreas que vem crescendo muito é da Epigenética, que estuda a influência do ambiente em nossos corpos, ou seja que nossos genes são passivos de mudanças através de estímulos ambientais. Para relacionar essa visão com as principais patologias que nos acometem, temos que ir nas disciplinas mais básicas e principais, que é a EVOLUÇÃO. Vários estudiosos do mundo todo, relacionam as principais doenças crônicas de caráter não genético, pela IMCOMPATIBILIDADE BIOLÔGICA, que é através de uma visão evolutiva, considerar que nossos corpos não estão adaptados para o ambiente e estilo de vida que CRIAMOS. Fazendo com que nos afastamos de nossa ZONA DE CONFORTO BIOLÓGICA, ou seja, a zona com que nossos corpos estão evolutivamente adaptados para viver bem e de forma saudável. A zona de conforto biológica humana é composta por quatro pilares: Movimentação, Alimentação, Ciclo Circadiano e Socialização:

Movimentação:

Através da movimentação natural iremos contemplar as necessidades biológicas da movimentação e repouso da espécie humana. Pelos pilares da locomoção, manipulação de objetos, transferências posturais e posturas de repouso.

Alimentação:

Abordar através de todo conhecimento científico da importância de hábitos alimentares saudáveis, valorizando a pirâmide alimentar atualizada e os malefícios da ingestão de alimentos processados e com alto índice glicémico. Os efeitos nocebos da industrialização alimentícia em diferentes estruturas corporais, relacionando com as principais patologias crônicas de fundo alimentar.

Ciclo Circadiano:

Respeitar o ciclo circadiano é de fundamenta importância para sáude de qualquer espécie. Respostas hormonais, imunológicas e reestruturação celular e da memória ocorrem durante esse fenômeno. Tecnologias ou mudanças crônicas do ciclo circadianos alteram todo um processo natural metabólico do organismo que está diretamente relacionado com diversas patologias e distúrbios de sono na sociedade contemporânea.

Socialização:

A essência da espécie humana é ser social, a cooperação garantiu a sobrevivência da nossa espécie por milhões de anos, principalmente nos momentos de maior necessidade, num dos ambientes mais hostis do planeta. Essa construção social se inicia no contexto familiar. Entender as funções biológicas de uma família e de cada indivíduo, permite uma melhor harmonia e compreensão entre todos. Além da construção familiar, temos responsabilidade sócias uns com os outros, e entender essa característica e respeita-la é sinônimo de saúde e bem estar.

Objetivo:

A ideia dessa consultoria de qualidade de vida, é atuar no ambiente familiar buscando com que toda família se aproximo dessa zona de conforto biológica. Através de uma conversa horizontal e empática tentar de forma conjunta, buscar algumas mudanças de hábito que possam fazer com que toda a família se beneficie de um estilo de vida mais saudável, nos aproximando da verdadeira biologia da espécie Homo Sapiens.

Como funciona:

A consultoria é feita com todos os integrantes da casa, por meio de três encontros. No primeiro encontro será feita a apresentação do projeto e a explicação e entendimento da nossa biologia humana. No segundo encontro serão abordados e discutidos mudanças de habito voltadas para movimentação mais natural e alimentação. Por último serão abordados e também discutidos a importância do ciclo circadiano (sono) e a socialização e estratégias de possíveis mudanças nesse contexto. Também serão feitas parcerias com outros profissionais de várias áreas para comtemplar ainda mais as necessidades biológicas da família. A duração de cada consultoria é em torno de 2 horas, podendo ser feita, de forma on line, em consultório ou no próprio ambiente familiar dos praticantes.